
Catarata
A catarata é a opacificação do critalino (lente natural, localizada internamente no olho, logo atrás da iris).
A opacificação do cristalino ocorre progressivamente, podendo ser rápida ou durar anos. Os sintomas da catarata podem ser os seguintes: baixa da visao, sensação enevoada da visao, alteração das cores, ofuscamento das luzes.
O único tratamento definitivo da catarata é o cirúrgico. A indicação de cirurgia, deve levar em conta a avaliação oftalmológica e o grau de incapacidade de realizar as atividades normais do dia a dia. Nem toda catarata necessita ser operada logo quando diagnosticada. Quando bem indicada, a cirurgia de catarata pode trazer um grande benefício ao paciente.
A técnica mais utilizada é a moderna facoemulsificação com implante de lente intra-ocular. Realizada através de mico-incisões e utilização de ultrason. Embora necessite de extrema destreza do cirurgião, é uma cirurgia considerada segura, de recuperação rápida e bom prognóstico. Para isso, deve-se seguir rigorosamente os cuidados pós-operatórios.
Outro fator importante é a lente intra-ocular. Esta lente é uma prótese que irá substituir a lente natural opacificada. Há uma grande variedade de lentes e cada lente tem a sua indicação correta e deve ser discutida com o oftalmologista. Há as lentes multifocais, lentes de alta tecnologia e que propiciam boa visão para longe, meia distância e perto, sem a nessecidade do uso dos óculos para a maioria das atividades. Há também as lentes monofocais, que propiciam boa visão para uma única distância (geralmente escolhida para longe). As lentes monofocais simples corrigem tanto a miopia como a hipermetropia. Já quem apresenta astigmatismo pode implantar as lentes monofocais tóricas.